sportradar

Safe and Clean

Centro de Inovação SESI – Tecnologias para Saúde

Sistema automatizado de inspeção e limpeza de tachos

Automatização de parte do processo de limpeza final dos diferentes tipos de tachos de tinta utilizados para mistura de agentes químicos, por meio do desenvolvimento de tecnologia inteligente de análise e direcionamento de esforço, poupando esforço humano e contato com agentes químicos nocivos. Para tanto, a solução compreende a aplicação de jatos de solventes coordenados com aplicação de esforço mecânico para remoção de sujidades na superfície interna do tacho. Sensores são utilizados para verificação da permanência de resíduos no solvente e no interior do tacho, possibilitando o direcionamento de esforço mecânico adicional automatizado na área não conforme. O contato do trabalhador com as substâncias químicas é drasticamente diminuído, assim como os riscos ergonômicos decorrentes dessa atividade.

 

Esta solução, uma vez estabelecida, pode ser expandida para outras atividades de limpeza de substâncias químicas, sendo necessárias pequenas adaptações na etapa de automatização.

Principais vantagens

Resolução do problema ergonômico, de periculosidade e insalubridade envolvido na limpeza de máquinas e equipamentos de indústrias químicas. Nesse sentido, a solução entrega valor para o trabalhador através da diminuição do tempo de exposição ao risco químico, melhorando suas condições de trabalho, por consequência, sua qualidade de vida.

Contribuição para a redução de afastamentos/absenteísmo ocasionados por razões ergonômicas e químicas (irritação cutânea, alergias, queimaduras químicas, inalação de vapores químicos, entre outros) e a consequente diminuição de custos com processos trabalhistas, com ineficiências de processo e mesmo com EPIs.

Gostou dessa solução? Entre em contato para desenvolver essa e outras inovações do SESI.

SESI INOVAÇÃO - Sistema automatizado Safe and Clean

* Os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios

sportradar Mapa do site